trabalho zoologico
Anta
(Tapirus terrestres)
A anta é o maior mamífero terrestre do Brasil, alcançando até 1,20m de altura. Vive em florestas e campos da América do Sul, do leste da Colômbia até o norte da Argentina e Paraguai. É um ungulado (mamífero com cascos com estrutura feita de queratina) que tem número ímpar de dedos. A característica mais distinta da anta é sua narina, longa e flexível, que parece uma pequena tromba. Possui corpo robusto, cauda e olhos pequenos, crina sobre o pescoço e coloração marrom-acinzentada.
Espaço físico: modificado, geralmente são encontradas em florestas. No zoológico ela vive em um cercado onde tem uma “casinha” para dormir, também gostam muito de agua, no zoológico há uma pequena parte cercada de agua para que possa nadar e se refrescar nos dias quentes de verão.
Reprodução: podem ter um filhote, com gestação de aproximadamente 13 meses.
Características alimentares: Herbívoro, Alimenta-se de matéria vegetal (folhas, frutos, vegetação aquática, brotos, gravetos, grama, caules) que é digerida graças à presença de micro-organismos que vivem em seu aparelho digestivo. Dispersa sementes com as fezes, ajudando na dispersão de sementes.
Aves
Avestruz
(Struthio camelus)
O avestruz é a maior ave viva e atinge uma altura de até 2,75 metros nos machos adultos, com peso de até 160kg. Sua cor é branca e preta, enquanto as fêmeas, como ocorre em muitas aves, têm cores mais discretas, em tons de cinza, e seu tamanho é um pouco menor, com no máximo 1,90 metro com peso de até 110 quilos.
Espaço físico: modificado, em seu habitat natural, os avestruzes enfrentam as severas condições do deserto do Saara ou das savanas, onde convivem com gnus, hienas, antílopes e leões. Em um ambiente tão difícil e competitivo, precisam ser munidas de boas adaptações ao seu meio, ou não sobreviveriam. No zoológico eles vivem em um espaço amplo com zebras, etc.
Reprodução: Várias fêmeas botam os ovos que são incubados durante 42 dias pelo macho.