Trabalho xml
xml
Anápolis
2011
Introdução
XML
Extensible Markup Language (XML) é linguagem de marcação de dados (meta-markup language) que provê um formato para descrever dados estruturados. Isso facilita declarações mais precisas do conteúdo e resultados mais significativos de busca através de múltiplas plataformas. O XML também vai permitir o surgimento de uma nova geração de aplicações de manipulação e visualização de dados via internet.
O XML permite a definição de um número infinito de tags. Enquanto no HTML, se as tags podem ser usadas para definir a formatação de caracteres e parágrafos, o XML provê um sistema para criar tags para dados estruturados.
Comparações entre HTML e XML HTML e XML são primos. Eles derivam da mesma inspiração, o SGML. Ambos identificam elementos em uma página e ambos utilizam sintaxes similares. A grande diferença entre HTML e XML é que o HTML descreve a aparência e a ações em uma página na rede enquanto o XML não descreve nem aparência e ações, mas sim o que cada trecho de dados é ou representa ! Em outras palavras, o XML descreve o conteúdo do documento.
Características da linguagem XML
Representação estruturada dos dados O XML provê uma representação estruturada dos dados que mostrou ser amplamentemente implementável e fácil de ser desenvolvida. Implementações industriais na linguagem SGML (Standard Generalized Markup Language) mostraram a qualidade intrínseca e a força industrial do formato estruturado em árvore dos documentos XML. O XML é um subconjunto do SGML, o qual é otimizado para distribuição através da web, e é definido pelo Word Wide Web Consortium(W3C), assegurando que os dados estruturados serão uniformes e independentes de aplicações e fornecedores. O XML provê um padrão que pode codificar o conteúdo, as semânticas e as esquematizações para uma grande variedade de