Trabalho waleria
PSICOLOGIA
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Luana Machado RA: 2504024002
Lucimar Sena RA: 2504024589 Mayara Fialho RA: 2504044834
Natiele Fonseca RA: 2504044850
RIO GRANDE
21/11/2011
A psicopatologia desenvolvimental é um campo do conhecimento dinâmico e em evolução, que busca entender as origens e rumos dos transtornos mentais. No começo dos estudos sobre processo de desenvolvimento deram ênfase somente aos transtornos mentais da infância, porém com o passar do tempo, estudos comprovaram o quanto era importante dar continuidade a esse assunto. Passaram então a estudar também a adolescência e a idade adulta.
Investigadores buscam por respostas no que diz respeito às causas dos transtornos, pois ainda existem convergências sobre esse aspecto. Alguns acreditam que fatores biológicos, genéticos e psicológicos são os principais aspectos que levam o individuo a desenvolver transtornos, entretanto outros acreditam que a influência seria o contexto familiar ou social e até mesmo a idade.
Essa disciplina serve como um modelo conceitual, ou seja, a partir de pesquisas e observações interpretadas teorias são geradas sendo utilizada para um melhor entendimento das origens, a neuropsicologia, a epidemiologia, a genética entre outros.
Para auxiliar na busca por informações sobre os transtornos mentais, existe um manual: O DSM-IV que esta relacionado com a classificação de transtornos mentais de comportamento da Cid-10, da organização mundial da saúde (OMS). Suas principais características são: descrição dos transtornos mentais, definição de diretrizes, diagnósticas e precisas através da listagem de sintomas que configuram os respectivos critérios diagnosticados, descrição de patologias, busca de uma linguagem comum para uma comunicação adequada entre os profissionais da área da saúde mentais e incentivos a pesquisa.
As vantagens