Trabalho universitario
Para o evento em análise, a Festa da Primavera, a pesquisa de mercado é feita através do feeling e pesquisas de preços em sites da internet. Como os itens comercializados são oriundos de doações de produtos e serviços e sendo muitos objetos de segunda mão, uma equipe formada por mães de alunos, voluntários da comunidade e funcionários da APAE, procuram aleatoriamente referências no mercado para vendê-los por um preço abaixo do que geralmente se encontra - visando assim atrair consumidores e gerar renda comercializando grandes quantidades.
1.1 Pontos a serem melhorados
A partir de uma análise estrutural, percebe-se que a divulgação pode ser melhorada, uma vez que o público do evento é, na maioria, parentes de alunos e pessoas ligadas a APAE, ficando de fora ex-alunos que já participaram e conhecem a entidade, porém não são informados, entre outros.
Os preço poderiam ser melhores estruturados, levando em conta um paralelo com valores de mercado. Focando então não apenas na venda de grandes quantidades.
Há uma clara necessidade de que haja uma flexibilização de dias e horários para que um público maior possa ser abarcado no evento e para que haja assim mais possibilidades de venda e, por tanto, maior arrecadação.
Propomos que a divulgação seja ampliada e que além de faixas espalhadas pela cidade, possamos trabalhar em outras frentes, principalmente em mídias digitais. Sugere-se também a confecção de panfletos bem como a sua distribuição em vários pontos estratégicos da região, inclusive no centro da cidade e na prefeitura/correios, estações de trem próximas e terminal rodoviário.
Com os cadastros obtidos no banco de dados, poder-se-á usar os e-mails de ex-alunos para divulgar o evento através de “mailing”, já que estes também são parte do público alvo. Além disso, investir na criação de uma página na rede social Facebook também ampliaria a exposição do evento, e para a arrecadação de doações, e conhecimento da entidade como um todo.