Trabalho Unipo
Medida de vazão (tubo de Venturi)
Carlos Eduardo Teixeira Dória Júnior A9679C-0
Carlos Roberto da Silva Júnior A9360G-5
Cristiano da Cruz Martins B01400-8
Fernando Jaques Pereira Lopes A789IC-1
Edison Luiz de Leliz A9620A-7
Luccas Milhorini Martins T136DB-5
Objetivo
O objetivo do experimento “Medida de vazão – tubo de Venturi” é encontrar a vazão teórica (Qteórica) e comparar com a vazão medida (Qmedida).
Introdução
O tubo de VENTURI é um aparelho usado para medir a velocidade de escoamento de um fluido em um cano cilíndrico. Este aparato foi criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação de pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de secção mais larga e depois por outro de secção mais estreita.
Neste experimento usaremos o tubo de Venturi para acharmos a velocidade de escoamento e posteriormente a vazão teórica (Qteórica) e comparar com a vazão medida (Qmedida).
Medida de vazão (tubo de Venturi)
O tubo Venturi, foi idealizado pelo cientista italiano Venturi em 1791 e usado como medidor de vazão em 1886 por Clemens Herschel, sendo constituído por um bocal convergente - divergente (figura 5.19).
O medidor Venturi (ABNT, 1988) tem uma forma que tenta imitar os padrões de escoamento através de uma obstrução carenada em um tubo. O medidor clássico, ou de Herschel, é raramente usado, pois é muito grande tornando-o inconveniente para instalações industriais além de ser caro para fabricação. Uma facilidade é que os medidores de Venturi são auto limpantes devido sua superfície interna ser lisa. O Venturi moderno consiste de uma seção de