Trabalho ULTRASSONOGRAFIA
RAF – Cursos e Eventos Científicos, Culturais e Educacionais
CNPJ: 04.054.657/0001-92 - Pareceres CEE/RJ N.º 361/01, 149/03 e 091/11
Ultrassonografia
EQUIPAMENTOS II PROFESSOR: ALEXANDRE SOARES
Téc. Radiologia: Carlos Maxwell de Oliveira Dias TR: 82
Ultrassonografia
A ultrassonografia (US) é uma técnica de obtenção de imagens que usa ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens de órgãos e estruturas do corpo.
Essas imagens são produzidas pelo registro das reflexões (ecos) das ondas ultrassônicas dirigidas para o interior do corpo.
A obtenção de imagens por ultrassom é indolor e inócua.
Som
É uma onda mecânica, isto é necessita de meios materiais para se propagar e é produzida a partir de uma fonte vibrante (sino, alto-falante, cordas de piano, cordas vocais e etc.).
Comprimento de onda: É a distância em que o fenômeno se repete. Corresponde ao intervalo entre os fenômenos de compressão e rarefação.
Amplitude da onda: É a magnitude ou intensidade da onda sonora. Corresponde ao máximo de contração ou rarefação obtida pela fonte.
Representação Gráfica da Onda Sonora
Frequência de onda
As frequências das ondas sonoras ouvidas pelo ouvido humano são chamadas de som audível. Ondas sonoras com frequências mais altas do que o som audível são chamadas de ultrassom ou ultrassônicas.
A faixa de ondas sonoras ouvidas pelo ouvido humano é, aproximadamente, de 20 Hz a 20 kHz (20 a 20.000 ciclos por segundo).
Para o ultrassom clínico, a faixa de ondas sonoras usada é de 1 a 17 MHz (1 a 17 milhões de ciclos por segundo).
As ondas sonoras dessa frequência são transmissíveis apenas em líquidos e sólidos, não em ar ou gás.
Atenuação
Ocorre quando há uma redução da amplitude do feixe sonoro por causa da distância a ser percorrida. Isto é, quanto maior a distância do objeto da fonte, maior será a atenuação do feixe neste