Trabalho Topografia 2 final
Levantamento planialtimétrico
“A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana” DOUBEK(1989).
Esta determinação se dá a partir do levantamento de pontos planimétricos e altimétricos, através de medidas angulares e lineares, com o uso de equipamentos apropriados. O conjunto dos pontos devidamente calculados e corrigidos, dão origem, via de regra, ao desenho topográfico, que se denomina Planta Topográfica, que é a própria representação da “porção da superfície terrestre’’, que fora objeto de levantamento. Os métodos de cálculo e a forma de tratamento e transformação dos pontos planimétricos e altimétricos, formam técnicas que objetivamente serão apresentadas neste trabalho.
Na NBR 13.133/94, que trata da Execução de Levantamentos Topográficos, estão descritas as condições exigíveis para a execução de levantamento topográfico destinado a obter o conhecimento geral do terreno, como seu relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento. Além disso, estão definidos na norma os procedimentos e instrumental necessário para a execução precisa dos levantamentos topográficos para os mais variados fins.
As técnicas topográficas para cálculos de levantamentos planimétricos e altimétricos, bem como os cálculos geodésicos de transformação de coordenadas, possuem conceitos e métodos consagrados no mundo científico, e fazem uso, muito, e principalmente, dos conceitos básicos da geometria clássica.
Conceitos básicos
Planimetria – Operação que tem por finalidade a determinação, no terreno, dos dados necessários à representação em plano horizontal , da forma e da posição relativas de todos os acidentes que nele se encontram, comportando, assim, a medida dos ângulos e de distâncias referidas àquele plano.
Altimetria – Operação no terreno, que nos fornece os dados necessários à