Gestão de estoques
Estoques são todos os bens e materiais mantidos por uma organização para suprir demandas futuras.
O estoque pode variar entre : matéria- prima, produto em processo, produto acabado, materiais, embalagens, produtos necessários para manutenção, etc. É papel da gestão do estoque aplicar técnicas que permitem garantir qualidade de cada item estocado.
Para gerir o estoque, é preciso ter como principais pontos o suprimento das vendas e o planejamento para novas compras ou alimentação da produção, dependendo do tipo de produto e de comerciante. Por exemplo, um comerciante de bolsas pode ter sua própria fábrica ou então encomendar suas bolsas de alguma fábrica. No primeiro caso, o gasto será com matéria prima e no segundo o gasto será com o produto final. Contudo, em ambos os casos é papel da gestão de estoque cuidar para que o suprimento das vendas ocorra sem problemas.
O suprimento das vendas tem como objetivo atender com segurança a demanda de produtos destinados ao consumidor o que por consequência melhora o serviço ao cliente. Na administração atual os estoques são geridos por indicadores sendo refletidos tanto na eficiência operacional quanto nas finanças das empresas.
Hoje, a administração de estoques exerce grande influencia na elaboração de estratégias de caixa, o indicador é o PMRE (Prazo Médio de Renovação de Estoques), esse indicador nos fornece o numero de dias, semanas ou meses de cobertura de estoques e além disso mede a eficiência com que a empresa administra os investimentos em estoque. O PMRE deve ser o menor possível. A expressão que nos fornece o PMRE é a seguinte :
Quando se fala em administração de material ou de mercadorias, é preciso que o comerciante tenha em mente que este ponto é sustentado por um tripé com : controle de estoque, compras e armazém.
Veja a figura a seguir :
O controle de estoque exige investimento de capital, portanto deve ser planejado nos mínimos detalhes. O investimento não pode