Trabalho Tiristores
LUÍS CLÁUDIO MORO
TIRISTORES
PONTA GROSSA – PR
2014
INTRODUÇÃO
A eletrônica de potência tem-se desenvolvido ao longo do tempo , por meio do aparecimento e desenvolvimento de novas tecnologias . Aliados ao progresso e a facilidade que a eletrônica proporciona , o homem cada vez mais torna-se dependente das novas tecnologias , estas muito representadas pelos semicondutores , que são aplicados em uma infinidade de coisas , entre elas podemos destacar circuitos retificadores , conversores , acionamentos de máquinas e motores .
Os tiristores são componentes semicondutores controlados utilizados em eletrônica de potência . Eles funcionam como chaves biestáveis , ou seja , num determinado momento conduzem e em outro não conduzem , e como todo dispositivo eletrônico , têm suas limitações e particularidades , mas podem funcionar de forma ideal para muitas aplicações práticas .
Características dos tiristores
São formados por três junções PN que constituem quatro camadas semicondutoras dopadas de impurezas e por três terminais denominados anodo , catodo e gatilho , representados pelas letras A , K e G .
O tiristor quando for submetido a uma tensão positiva entre anodo e catodo , ou seja , quando o anodo for positivo em relação ao catodo , vai polarizar de forma direta as junções J1 e J3 , mas de forma reversa J2 , o que vai deixar o tiristor na região de corte ou bloqueio , não havendo condução entre anodo e catodo . Ao aumentar a tensão VAK ( tensão entre anodo e catodo ) logo acima da tensão VB0 ( tensão de ruptura direta ) o componente vai conduzir até o momento que causará a destruição do mesmo por passar da máxima potência dissipada .
Quando polarizado reversamente , apenas uma corrente de fuga reversa fluirá pelo componente , até o momento máximo de aplicação de tensão reversa , onde assim como na máxima polarização direta , também causará a destruição do tiristor .Haverá uma corrente de fuga