Trabalho De Radia O Rafael
Rafael Fernando Venturini RA: B147dd-5 Turma: EA7P2
Introdução
A terra recebe energia emitida pelo sol, que passa pelo vácuo aquecendo-a.
Essa energia, que não necessita de meio para se propagar, chama-se energia radiante. A transmissão da energia radiante é feita através de ondas eletromagnéticas que se propagam no vácuo com a velocidade de 300.000 km/s.
Corpo que emite a energia radiante é chamado de emissor ou radiador, o que recebe, receptor. As ondas eletromagnéticas são formadas por diversas ondas de freqüência diferentes, chamadas de radiação. As mais comuns são:
Raios cósmicos
Raios
Decrescentes
Freqüências
Raios X
Raios Ultravioleta
Luz visível
Raios infravermelhos
Microondas
Ondas de rádio e TV
Das ondas eletromagnéticas, as que se transforma mais facilmente em calor quando absorvidas são as infravermelhas, também chamadas de ondas de calor.
Radiação
A radiação é encarada como um fenômeno inerente somente a corpos quentes, luminosos. Vemos que não é bem assim, a radiação é um terceiro mecanismo de transmissão de calor, que difere da condução e convecção. Ambos os mecanismos necessitam da presença de um meio para conduzir o calor de uma fonte para um receptor. A transmissão de calor por radiação não necessita de um meio intermediário, e o calor pode ser transmitido por radiação através do vácuo.
A intensidade de radiação térmica depende da temperatura da superfície emissora.
A faixa de comprimentos de onda englobados pela radiação térmica fica entre 0,1 e
100 μ (1 m = 10-6 m). Essa faixa é subdividida em ultravioleta, visível e infravermelha.
O sol, com temperatura de superfície da ordem de 10000 °C emite a maior parte de sua energia abaixo de 3 μ , enquanto que um filamento de lâmpada, a 1000 °C, emite mais de 90 % de sua radiação entre 1 μ e 10 μ.
Toda superfície material, com temperatura acima do zero absoluto emite continuamente radiações térmicas. Poder de emissão (E) é a energia radiante total emitida por um corpo, por unidade de