Trabalho Tiago
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 As policias perante a constituição 4
2.1.1 Policia e democracia 5
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A segurança pública tem sido uma das maiores preocupações dos brasileiros, a maior reivindicação lembrada pela população em geral, embora não lhe seja dada a devida relevância pelos governos, ficando a questão para que se tomem ações evite que cheguemos a situações incontroláveis. Os Estados em função dos recursos de que dispõem, descumprem suas obrigações com a segurança, da mesma forma, um deficiente trato para com presos tornando quase impossível a sua recuperação para a volta ao convívio social, além de crianças pobres que se amontoam nas ruas como pedintes ou viciadas em drogas.
O fato é que todos os problemas, sejam de segurança pública, sejam de atribuições de outros setores, acabam caindo nas mãos da polícia como se fossem todos de sua responsabilidade e ela fosse capaz de resolver tudo. Sem pretendermos tirar das polícias as suas responsabilidades achando que elas não têm culpa de nada e nos colocarmos na condição daqueles que acreditam que tudo é culpa dos governos que são omissos quanto às suas obrigações, tenho a intenção neste trabalho de analisar esse complexo tema da segurança pública, que entendemos como um sistema que engloba todos os segmentos sociais e não está afeto unicamente às instituições policiais que compõem a segurança pública brasileira.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 As policias perante a constituição
Diz o caput do art. 144 da Constituição Federal:
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I – polícia federal;
II – polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV – polícias civis;
V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Ao atribuir a segurança pública