Trabalho Sobre A Teologia De Tiago
Claudinei Nunes Batista
“TEOLOGIA DE TIAGO”
Trabalho da disciplina Teologia do Novo Testamento - do curso de Bacharel em Teologia.
Profa. Adriana
SÃO PAULO
04/12/2013
A TEOLOGIA DA EPÍSTOLA DE TIAGO
INTRODUÇÃO
A epístola de Tiago é conhecida e amada por suas exortações penetrantes a respeito da vida pratica crista. Geralmente não é lembrada por sua teologia. Na verdade, alguns comentaristas afirmam que a epistola de Tiago “não tem ‘teologia’”.
De fato, Tiago não enfatiza temas teológicos como fazem alguns outros escritores bíblicos. Por exemplo, a epístola não faz menção explicita a encarnação, a cruz nem a ressurreição de Jesus. Talvez não haja menção ao Espirito Santo (debate-se Tg 4.5), muito pouca menção a nova vida em Cristo e a doutrina clara da igreja e muito pouca ao plano da salvação de Deus operado na historia.
O que Tiago fornece é exortação evidente, e deve-se esperar isso a luz do propósito indicado por ele em sua epístola para escrevê-la. Ele não escreve com a finalidade de corrigir problemas doutrinários, mas para incentivar os cristãos a agir de acordo com o que acreditam, a ser “cumpridores da palavra e não somente ouvintes” (1.22). Embora Tiago enfatize a vida prática cristã, ele revela seus fundamentos teológicos e contribui com percepções distintivas para a teologia cristã.
1. Autoria
Esta epístola foi escrita por Tiago, irmão carnal de Jesus Cristo, Gl 1.19; Tg 1.1. A epístola veio preencher certas lacunas que o livro de Atos dos Apóstolos deixara, pois não há porção Bíblica que exiba a relação entre os ensinos de Jesus e os dos seus primeiros discípulos melhor do que esta.
2. A quem foi dirigida
É evidente que os crentes a quem a epístola foi dirigida eram pessoas pobres, 2.15. Também nota-se que estes dispersos estavam sendo oprimidos pelos seus senhores, 2.6. O evangelho pode revelar que rico é aquele que o é para com Deus, e pobre é