TRABALHO DA PONTE DE MACARR O
PARTICULA
"PONTE DE MACARÃO"
LISTA DE ALUNOS SEGUIDOS DE RA.
ANAYANNE
ANA CRISTINA
DAVID RIBEIRO MAGELA - RA: B9013I-9
FÁBIO
TIAGO
23 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
A Ponte de Macarrão, é uma proposta da Unip, para que os alunos de Engenharia, apliquem os conhecimentos obtidos em sala de aula na prática, em geral através de analises e pesquisas, porém o desafio é demonstrar passo a passo a construção do protótipo de uma ponte feita de macarrão bem como o esboço do projeto, cálculos utilizados e o ensaio destrutivo para verificar a quantidade máxima de carga suportada.
Como alunos do primeiro semestre de engenharia-civil sabemos que ainda não possuímos conhecimentos suficientes para demonstrarmos todos os cálculos corretos que envolvem a construção de uma ponte de macarrão. Por tanto para desenvolvê-la, fizemos pesquisas, utilizamos nossos conhecimentos de física e matemática adquiridos até o momento e assim como os antigos construtores, nossa intuição, raciocínio lógico, experimentos e testes.
OBJETIVOS
Construir uma ponte utilizando no máximo 1kg de macarrão e cola, capaz de vencer um vão livre de 1,00m e suportar em seu ponto central a carga mínima de 16kg.
PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DO PROTÓTIPO
Material Utilizado:
Espaguete marca Barilla nº 7
Cola quente com tempo de secagem 15 minutos
Dados gerais do protótipo construído:
Comprimento: 1,06m
Altura: 0,47m
Largura: 0,10m
Carga Suportada em seu centro: 50kg
Peso total: 810g
1º Passo: No primeiro passo definimos o projeto a ser desenvolvido, logo depois, com os matériais e o gabarito em mãos começamos o processo de recortes dos macarrões, após os recortes fizemos a separação das barras para serem coladas como mostra as imagens. Fig. (PROJETO), (01) e (02):
IMAGEM (PROJETO)
IMAGEM (01)
IMAGEM (02)
2º Passo: No segundo passo, após separados todos canudos de macarrões, amaramos e colamos com cola quete, como mostra na imagem