Trabalho TGA
3. Estruturas orgaganizacionais do terceiro milenio
Divisão do trabalho, departamentalização funcional, cadeia de comando, descentranlização, assessoria e outros principios de organização sao perenes. Esses principios foram criados para as grandes corporações empresariais que dominam o cenario do mundo desde o inicio do século XX. No século XXI outros se tornaram necessarios para renovar as estruturas. A renovação foi feita por três soluções principais enxugamento, redes e estruturas matriciais.
O enxugamento foi a pratica de diminuir o tamanho das organizações por meio da redução do numero de níveis hierárquicos e da quantidade de funcionários.
No dia 9 de setembro de 2001 os Estados Unidos uma série de ataques, feitos por um grupo de terroristas islamicos. As torres gemeas e e o pentágono foram atingidos por aviões comercias sequestrados, com isso deu pra perceber que eles fizeram isso cuidadosamente planejando tudo, receberam treinamento para pilotar o aviões, executando o plano com perfeição. Isso foi feito por pessoas sem hierárquia e os processos tradicionais da comunicação e para combate- los era necessarios e outras redes, pois existe redes do bem e do mal, as do bem motivou pesquisas sobre essa forma de organização tradicionais para combate - los adequadamente. A rede nao são um fenomeno novo no universo das organizações, mas foram potencializadas pela facilidade da tecnologia da comunicação oferece na atualidade.
As estruturas matriciais são estruturas organizacionais que coordenam duas atividades, essas atividades exigem mais do que autoridade direta. Na prática são administradas por duas pessoas ou gerências
. Àreas funcionais ( departamentos permantentes) e projetos ( organizações temporarias).
A estrutura matricial para realizar projetos é uma solução que permite alocar pessoas dos departamentos permanentes a atividades temporarias . Com esse tipo de projeto cada um pode realizar diferentes projetos, o