Fichamento
Escola de Enfermagem e Farmácia – ESENFAR
Curso de Enfermagem
1º período
Docente: Profª. Maria Aparecida Batista de Oliveira
Fichamento
MARX, Karl. Manuscritos Económico-Filosóficos. Título Original: Early Writings. Tradução de Artur Morão. Capa de Edições 70.
Terceiro Manuscrito
Propriedade Privada e Trabalho
“[...] Assim como Lutero divisou na religião e na fé a essência do mundo real, [...] assim como ele aboliu a religiosidade externa enquanto fazia da religiosidade a essência interna do homem, [...] assim também fica abolida a riqueza externa ao homem e independente dele [...].” (p. 184)
“[...] a sua objectividade externa e mecânica é abolida, pelo facto de a propriedade privada ser incorporada no próprio homem e de este se reconhecer como a sua essência. [...]” (p. 184)
Segundo Marx, a propriedade privada é algo subjectivo, que não está ligado externamente ao homem, mas está incorporada a sua autência essência.
“[...] E é só pelo trabalho, pela agricultura, que a terra existe para o homem. Por conseguinte, a essência subjetiva da riqueza situa-se já no trabalho. [...]” (p. 186)
“[...] O trabalho é ainda só uma alienação determinada, particular, do homem, da mesma maneira que o seu produto se concebe também como uma determinada riqueza – que se atribui mais à natureza do que ao próprio trabalho. A terra contempla-se aqui como algo natural ainda independente do homem, não como capital, isto é, como um momento do próprio trabalho. [...]” (p. 186)
Sendo a propriedade privada a essência do homem, o trabalho constitui-se como a essência da riqueza, mas não considerado na sua universalidade, e sim, sendo reconhecido como um modo de existência peculiar determinado pela natureza.
Propriedade Privada e Comunismo
“[...] o comunismo é a expressão