TRABALHO TG UNIP V
Aluno(s): Lilyane Neto de Souza RA: 1432800
POLO
Cruzeiro do Sul/Acre
2015
O profissional assistente social atua no âmbito das relações entre o sujeito sociais , entre eles ,o Estado .Desenvolve um conjunto de ações de caráter socioeducativo que incidem na reprodução material e social da vida junto a indivíduos, grupos, família, comunidade e movimentos sociais numa perspectiva de transformação social.
Essas ações visão ; fortalecer a autonomia, a participação e o exercício da cidadania: capacitar mobilizar e organizar o sujeito, individual e coletivamente, garantindo o acesso a bens e serviços sociais ; a defesa dos direitos humanos a vanguarda das condições socioambientais de existência ; a efetivação dos ideais da democracia e o respeito à diversidade humana.
Os assistentes sociais é portanto, a busca de um posicionamento ético e político que se insurja contra o processos de alienação vinculada à lógica capitalista, impulsionando a trabalhar na busca de romper com a dependência, a subordinação e a despolitização e assim manter vivas a forças sociais motivadora de esperança de uma nova sociedade e da capacidade de luta no cenário social e profissional.
É feita sobre a forma de intervenção e de enfrentamento críticos da realidade, e que com relação à pessoa as principais mediações se situam na perspectiva de conhecer a sua existência real e concreta. Através dos dados sobre a sua existência, condição de vida, atividade prática, sua consciência, participação, socialização, cultura, a vida social-reciprocidade, solidariedade e cooperação.
Para que o assistente social atue como mediador na construção de direitos sociais é necessário conhecer as contradições da sociedade capitalista, da questão social e suas expressões que desafiam o profissional, pensar as políticas sociais como respostas a situações indignas da população vulnerável. Dessa forma o exercício da profissão do assistente social envolve a ação de um profissional que