Trabalho teste
Apesar das imensas vantagens fomentadas pela Tecnologia da Informação no âmbito dos negócios, a evolução dos projetos de TI nem sempre alcança o sucesso desejado. O texto apresenta de forma clara as dificuldades que as organizações têm sobre o tema gerenciamento de projetos de TI.
Através de dados (fontes de pesquisa) e exemplos reais (Virtual Case File Technology – FBI), o autor afirmou que grande parte dos projetos tende ao fracasso, principalmente os projetos maiores, devido a sua complexidade. Neste caso discutido, o FBI admitiu que foram perdidos milhões de dólares e muitos anos de trabalho, devido a falta de planejamento, falta planos de contingência, falta de definição de requisitos e falhas de comunicação.
O processo de gerenciamento do projeto é o grande responsável pelo seu fracasso. Entre as principais causas para o insucesso dos projetos de TI estão:
• A falta de planejamento por parte dos gestores, que muitas vezes acabam minimizando os esforços dispensados na fase de planejamento devido ao cronograma acelerado, a falta de uma análise de risco e a falta de clareza nas metas e objetivos.
• A mudança de objetivos durante a fase de projeto e os erros na estimativa de tempo são alguns dos erros mais cometidos pelos gestores que, além de outros, causam aumento de requisitos e retrabalho.
• A falta de apoio do corpo executivo e a falta de envolvimento dos usuários são apontadas pelas fontes de pesquisas como as principais dificuldades da gestão de projetos de TI. O comprometimento escasso por parte de toda equipe e a ausência de prioridade advinda do topo hierárquico empresarial resultam no desperdício de esforço de todos os envolvidos.
• Os problemas interpessoais como a incapacidade de trabalhar em equipe, a falta de habilidades técnicas e os erros de comunicação entre os indivíduos são problemas comuns em grandes projetos