Trabalho terceirizado
Mão de Obra terceirizada – Olhar do Mercado
Atividades que podem ou não serem terceirizadas
Perguntas Frequentes Sobre Terceiriação
O que é Terceirização
A noção de terceirização que possuímos vem sendo intruduzida desde 1950 nos Estados Unidos, e vem se sobressaindo como uma técnica alternativa de administração empresarial. Ela consiste em contratar terceiros para as atividades-meio das empresas, as quais NÃO SÃO O SEU OBJETIVO PRINCIPAL. Na terceirização, o trabalho é feito por uma empresa e seus funcionários, mas contratado de maneira imediata por outra, ou seja, o empregado é pago e coordenado por uma empresa, mas exerce a sua função em outra empresa que contratou os serviços da primeira.
Mão de Obra terceirizada- Olhar do mercado
No Brasil, esta modalidade de serviço começou a ser implementada apartir da década de 1980, conhecida até 1989 como a “contratação de terceiros” , e o enfoque da contratação era o de reduzir custos, gerar aumento de qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, eficiência, especialização, eficácia e produtividade.
O mundo contemporâneo pede que os empresários utilizem novas formas de gerenciar os seus recursos e formar parcerias em serviços, já que a globalização gerou uma competividade maior no fornecimento de produtos e serviços, e isso impulsiona a empresa se concentrar cada vez mais no seu foco principal. Existem algumas divergências que defendem que o trabalhador terceirizado possui restritas possibilidades de subir de cargo.
Atividades que podem ou não serem terceirizadas
A “atividade-fim” , ou seja, o serviço ou produto final que a empresa produz não pode ser terceirizado. Isolada a atividade fim, todas os outros trabalhos exercidos pela empresa podem ser terceirizados.
Alguns exemplos, entre muitos, são:
Serviços de alimentação, serviços de conservação patrimonial e de limpeza, serviço de segurança, serviços de manutenção geral predial e especializada, engenharias, arquitetura,