Trabalho teoria de voo
Introdução Assim mencionado no resumo, este trabalho fará uma breve explicação sobre asas das aeronaves encontradas pela aviação. Asa é um artefato mecânico destinado à sustentação aerodinâmica. Estão presentes na maioria dos aparelhos com capacidade para voar, como os aviões. Nas aeronaves de asa fixa (aviões, aeroplanos, planadores), a asa apresenta um perfil assimétrico, sendo ligeiramente mais curvada na sua face (cambra) superior. Quanto menor for a velocidade a que se destina a asa, mais acentuada será esta curvatura e assimetria. Nas asas a parte da frente é chamado o bordo de ataque, e a parte de trás o bordo de fuga.
Asas As asas são superfícies sustentadoras unidas a cada lado da fuselagem representam os componentes fundamentais que suportam o avião no voo. Para as asas, existem numerosos projetos, tamanhos e formas usadas pelos vários fabricantes. Cada modelo é produzido para atender as necessidades de desempenho previsto para o avião desejado.
Tipos de asas Asa reta é a mais eficiente de ponto de vista estrutural, entretanto não tem a aerodinâmica muito boa nem pode ser usada em voos supersônicos. Ela se destina a voos com velocidade relativamente baixa (subsônica).
Trapezoidal é similar à reta, porém é menos eficiente estruturalmente e mais, aerodinamicamente.
Elítica é a mais aerodinâmica das asas desenvolvidas para voo em baixas velocidades. Entretanto, a construção dela é muito difícil.
Asa do tipo "flecha" é a mais utilizada em aviões que desenvolvem grandes velocidades, sem quebrar a barreira do som. Esse tipo de asa é usado em praticamente todos os aviões comerciais atuais. As duas principais vantagens são a facilidade de construção e a aerodinâmica. A desvantagem principal é o fato de ela não poder ser usada em aviões supersônicos sem receber