Educação física
EDUCAÇÃO FISICA
LEANDRO DOS SANTOS COSTA
JOGOS COOPERATIVOS
Aracaju
2013
LEANDRO DOS SANTOS COSTA
JOGOS COOPERATIVOS
Pesquisa apresentada ao Curso de Educação Física, sob orientação do Prof.ª Meire, com um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Teoria e pratica de recreação e lazer, turma 3002.
Aracaju
2013
JOGOS COOPERATIVOS Os jogos cooperativos tem com objetivo uma visão de que são para todos, de ganhar com o outro, de jogar com confiança mutua, com descontração, com solidariedade e a vitória deve ser compartilhar por todos. Com isso, veja 5 exemplos de jogos cooperativos:
1. DANÇA DAS CADEIRAS
Colocar em círculo um número de cadeiras menor que a metade do número de participantes. Em seguida propor o objetivo comum: terminar o jogo c om todos os participantes sentados nas cadeiras que sobrarem. Colocar música para todos dançarem. Quando a música parar, todos devem sentar usando as cadeiras (e os colos uns dos outros). Em seguida o educador tira uma ou duas cadeiras (e assim sucessivamente). Ninguém sai do jogo e a dança continua até nova parada (e assim por diante). Os educandos vão percebendo que podem se liberar dos velhos, desnecessários e bloqueadores "padrões competitivos". Na medida em que se desprendem dos antigos hábitos, passam a resgatar e fortalecer a expressão do "potencial cooperativo" de jogar e viver. O jogo prossegue até restar uma cadeira, ou mesmo sem cadeira (vai até onde o grupo desejar).
2. NÓS HUMANOS
(A partir dos 7 anos.)
Objetivo Geral: Estímulo ao raciocínio e ao trabalho em equipe.
Objetivo Específico: Desmanchar um nó feito c om pessoas.
Material: Nenhum.
Como aplicar: Todos os participantes formam um círculo dando as mãos. Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois pode haver confusão depois, portanto, peça que cada um fale alto para si e para os outros: "João está à minha direita e Ana, à minha