TRABALHO TEORIA DA CONTABILIDADE PORTAL
Em diversas áreas do conhecimento existe o termo “teoria”, sendo que sua definição depende da área aplicada. De acordo com o dicionário Aurélio (2012), o termo significa “Conjunto de regras, de leis sistematicamente organizadas, que servem de base a uma ciência e dão explicação a um grande número de fatos. Conjunto sistematizado de opiniões, idéias sobre determinado assunto”.
Na área da contabilidade, o termo teoria pode ser definido de acordo com Hendriksen e Van Breda (1999) como um conjunto coerente de princípios lógicos que oferecem uma melhor compreensão das práticas existentes a profissionais, stakeholders e estudantes; oferece um referencial conceitual para avaliar as práticas existentes e; orienta o desenvolvimento de novas práticas e procedimentos. Cluskey, Ehlen e Rivers (2007) definem teoria da contabilidade como uma estrutura conceitual para orientar e informar a prática contábil, desta forma produzindo uma informação transparente.
De acordo com Marion (1997), uma teoria é importante para explicar e ajudar os contadores, na prática profissional, a lidar com aspectos de dificuldade, novas disposições e também colaborar no poder preditivo, principalmente no que tange ao conteúdo das demonstrações contábeis. O autor ainda comenta que de maneira geral, o profissional contábil possui um conhecimento muito mais prático do que, de raciocínio contábil e este seria um dos motivos da dificuldade que muitos profissionais têm para explicar aspectos contábeis, que seriam muito simples, com base na teoria.
Pinheiro (1997, p. 5) menciona que, “deve-se reconhecer a Teoria Contábil como um meio de, cada vez mais, aumentar a capacidade de a Contabilidade ser útil aos seus usuários”.
1.0 HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Nas glórias e nos percalços da história da humanidade a Contabilidade sempre se fez presente. Mesmo antes da era Cristã, o ser humano buscava por registrar as atividades mercantis. Esta ação deriva-se da necessidade de controlar o