Trabalho Teoria Cl Ssica
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA
BRASÍLIA - DF
2014
FACULDADE PROJEÇÃO
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
ALESSANDRA NUNES
ALINE DOS SANTOS
ANDRESSA RAÍZA
INAIARA ALVES
JULIANA COSTA
ROSIANE MONTEIRO
TATIANA REJANE
TEORIA CLÁSSICA
Trabalho apresentado ao curso de Fundamentos da Administração da Faculdade Projeção, como requisito para a fundamentação da Teoria Clássica da Administração.
Orientador: Prof. Aline Maria Paulo do Amaral
BRASÍLIA – DF
2014
1 INTRODUÇÃO Á TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França a Teoria Clássica da Administração. Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser mais eficiente, porém, o objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações.
Na Teoria Clássica partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas).
Henri Fayol (1841-1925), o fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris. Formou-se em engenharia de minas e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde fez sua carreira.
2 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO SEGUNDO HENRI FAYOL
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios