TRABALHO TEMPOR RIO NO BRASIL
A história do trabalho temporário no Brasil difere desta atividade nos moldes praticados em países como Portugal e Estados Unidos.
Aqui em nosso país esta história começa há cerca de cinqüenta anos e a atividade profissionalizou-se a partir dos anos 60, quando as primeiras empresas prestadoras de serviços começaram a constituir-se de forma a selecionar profissionais para os diversos segmentos da economia.
A legislação que veio a regulamentar a atividade, e que vigora até hoje- a Lei 6.019, somente foi promulgada em 1974, após muita luta. Trata-se de legislação que estabelece prazo máximo para os contratos de três meses, prorrogáveis por mais três.
Porém, as entidades que representam as empresas prestadoras desses serviços propugnam, hoje, para que este prazo possa se estender para 270 dias.
Isto porque, no Brasil, o trabalho temporário revelou-se, ao longo do tempo, um mecanismo moderno para fazer frente às demandas e dinâmicas dos diversos setores produtivos do país.
Como se sabe, durante o período recente de sua história, a economia brasileira seguiu uma trajetória ascendente, apesar de períodos particularmente conturbados.
De vocação para a agricultura de exportação, que hoje, alias, transformou-se em robusto agronegócio, a economia brasileira incorporou um parque industrial que abrange todos os segmentos, um setor comercial pujante e, mais recentemente, uma área de serviços sofisticada como exemplificam os poucos efeitos negativos que vieram a alcançar as instituições financeiras aqui instaladas durante a recente crise econômica mundial.
Todas essas evoluções tiveram como resultado a constituição de um mercado interno denso que, alias, também contribuiu para que o país passasse relativamente ao largo da crise econômico-financeira internacional.
Faço essas digressões preliminares para situar o cenário no qual atua a modalidade de Trabalho Temporário no Brasil. O país, também é sabido, convive com mazelas ainda profundas, dentre as