relatório anatomia
Os órgãos principais do aparelho urinário são os rins, eles fazem a filtragem no sangue para eliminar as substâncias tóxicas, principalmente ureia que o corpo dos mamíferos produz e que é extremamente tóxica. Além da ureia vai eliminar substâncias que não são nocivas até certo ponto como os eletrólitos, sendo os rins muito importantes para o equilíbrio eletrolítico. Outro equilíbrio importante é o equilíbrio ácido-básico, os rins vão eliminar também o íon H+ que é responsável pela acidez, íon de bicabornato, sempre que algo estiver em excesso ele elimina, enquanto o organismo estiver dando conta ele elimina todo o excesso. O rim possui um hilo, que é por onde entram e saem estruturas como: vasos sanguineos, ureter e nervos.
Os rins vão produzir hormônios que são chamados de glândulas anfícrinas. Ele vai produzir a eritropoetina e a aldosterona. A eritropoetina está relacionada com a produção de hemácias e a aldosterona está relacionado com a regulação da pressão sanguinia. Os rins ficam no teto da região mais dorsal da cavidade abdominal, na região da pelve. Eles ficam retoperitonial (fora do peritônio). Eles tem uma cápsula fibrosa bem resistente , como a cápsula é bem firme ela mantém o rim comprimido, por isso qualquer alteração renal é muito dolorida. Em cada espécie o rim vai ter um formato diferente, nos cães e nos pequenos ruminantes por exemplo ele vai ter um formato de feijão. O rim direito do equino tem o formato de coração e o esquerdo tem o formato de feijão. Na aula foi mostrado o rim de um suíno e o de um bovino. O rim do suíno possui o formato de feijão porém mais achatado. Foi observado que o rim é todo segmentado, essa segmentação é chamada de lóbulo.
Existem duas classificações quanto a estrutura dos rins: unipiramidal e multipiramidal. O rim unipiramidal tem uma estrutura só, ele todo é uma unidade fuincional só, já os multipiramidais são divididos, são lobados como é o caso dos bovinos e dos suínos. Com relação a estrutura