Trabalho Temperatura
VARIÁVEL DE PROCESSO NA INDÚSTRIA –
TEMPERATURA
ALUNOS:
EDUARDO SILVA
JAQUELINE LOPES
STEPHANNY LOREN
2
Introdução
A temperatura é uma das variáveis mais usadas na indústria de controle de processos nos seus mais diversos segmentos e ainda vale lembrar que a temperatura é uma grandeza básica para a medição e controle de vazão, densidade, etc.
Existem vários meios e instrumentos de medição de temperatura, tais como, termômetros de dilatação de líquido, termômetros à pressão de gás e de vapor, termômetros à dilatação de sólidos, termopares, termorresistores, termistores, pirômetros de radiação, pirômetros ópticos, entre outros.
3
Objetivo
Medir e controlar as diversas variáveis físicas em processos industriais e obter produtos de alta qualidade, com melhores condições de rendimento e segurança, a custos compatíveis com as necessidades do mercado consumidor.
Nos diversos segmentos de mercado, a monitoração da variável temperatura é fundamental para a obtenção do produto final especificado. 4
Escalas de temperatura
Entre as diversas escalas de temperatura, para fins científicos e industriais, as três mais importantes são: Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
A unidade básica de temperatura é o kelvin (K).
A escala Celsius é a mais usada no dia-a-dia, enquanto a escala Fahrenheit é muito usada nos
EUA. Outra escala que merece menção é a escala Rankine, assim chamada em homenagem ao engenheiro e físico escocês William John Macquorn Rankine, que a propôs em 1859. Assim como o Kelvin, o zero Rankine é o zero absoluto, mas os graus Fahrenheit são utilizados.
Assim, um grau R equivale a um grau F, mas zero grau R vale -459,67 graus F.
5
Comparação das escalas de temperatura
Comparação das variáveis de processos Podemos ver pelo gráfico, abaixo, que a medição de temperatura é a segunda mais usada em controle de processos.
6
7
Tipos de sensores
Os tipos mais comuns de sensores de temperatura são:
Sensores com contato
Sensores