Trabalho Telencéfalo
EDUCAÇÃO FÍSICA
ANATOMIA HUMANA
PROFESSOR: SARAH JANE DE ARAÚJO BARROS
PORTFÓLIO DO TELENCÉFALO
Componente:
Alana Santana da Silva
TERESINA – PI
2015Telencéfalo
O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena parte mediana situada na porção anterior do III ventrículo.
Os dois hemisférios cerebrais são incompletamente separados pela fissura longitudional do cérebro, cujo assoalho é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, o corpo Caloso, principal meio de união entre os dois hemisférios. Possuem cavidades, os ventrículos laterais direito e esquerdo.
Cada Hemisfério possui três pólos: frontal, occipital e temporal; e três faces: face supero-lateral, convexa; face medial, plana; e face inferior ou base do cérebro.
2.0 – Sulcos e giros: Divisão em Lobos
A existência dos sulcos permite considerável aumento de superfície sem grande aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois terços da área ocupada pelo córtex cerebral estão escondidos nos sulcos.
Sulco lateral: (Sensibilidade) Inicia-se na base do cérebro lateralmente à substância perfurada anterior, como uma fenda profunda que, separando o lobo frontal do lobo temporal, dirige-se para a face súpero-lateral do cérebro , onde termina dividindo-se em três ramos: ascendente, anterior e posterior.
Sulco Central: (Motricidade) É um sulco profundo e geralmente contínuo, que percorre obliquamente a face súpero-lateral do hemisfério, separando os lobos frontal e parietal.
3.0 – faces dos hemisférios cerebrais
3.1 face súpero-lateral : é a maior das faces cerebrais, relacionando-se com todos os ossos que formam a abóbada craniana. Nela estão representados os cincos lobos cerebrais.
3.1.1 – Lobo frontal – Três sulcos principais:
Sulco pré-central: mais ou menos paralelo ao sulco central e muitas vezes dividido em dois segmentos;
Sulco frontal