Trabalho Tde Contabilidade
O Que É Um Plano De Contas E Para Que Serve? Se você conhece, tem o prazer de trabalhar ou pelo menos tem contato com algum relatório contábil (balancete, razão, diário, DRE, etc.) em sua atividade profissional diária, já deve ter percebido que existem diversas contas distintas que representam as movimentações ou transações ocorridas na empresa como caixa, bancos, estoques, salários a pagar, etc.
O Plano de Contas ou Elenco de Contas é o conjunto de TODAS as contas existentes em determinada empresa, ou seja, o conjunto de contas deve abranger todo tipo de fato ou acontecimento que ocorre na empresa.
Para que um plano de contas alcance todos os fatos de uma empresa é necessário que se elabore um plano específico para cada empresa em questão, em virtude de que cada empresa possui particularidades em função de seu ramo, tamanho, atividade, mercado, localidade, etc.
O Plano serve como base para que a contabilidade norteie seus trabalhos de registros dos fatos a atos referentes à organização, chamado de escrituração contábil. Um plano de contas deve ser completo, bem estruturado, condizente com as normas e preceitos contábeis aceitos.
Quais São Os Principais Objetivos De Um Plano De Contas?
Podemos citar como principal objetivo de um plano de contas o de parametrizar os registros da organização dentro de normas de conduta aceitável. Mas também podemos citar alguns outros objetivos fundamentais:
Conduzir os registros contábeis para que estejam de acordo com os princípios de contabilidade e as normas para elaboração de balanços patrimoniais e demais demonstrações;
Prover a administração da entidade e todos os demais usuários com informações necessárias;
Adequar-se a exigências externas no que tange a legislação do Imposto de Renda.
Como vimos, existem alguns objetivos essenciais para que uma empresa elabore um bom plano de contas. Atender tanto a agentes internos quanto agentes externos tornou-se imprescindível e uma empresa com suas