Trabalho Tcc Pronto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
CINCO – S COMO FERRAMENTA PARA ORGANIZAR O TRABALHO
THIAGO PAMPLONA FERNANDES
LUCAS FERRAZ
TERESÓPOLIS
OUTUBRO, 2012
1. INTRODUÇÃO
O 5S é um termo japonês que define em cinco palavras, cinco atitudes que podem auxiliar de maneira incisiva o ambiente de trabalho.
A finalidade deste trabalho é esclarecer como essa ferramenta (5S) funciona na organização e na melhoria da administração das tarefas. Evitando desperdicios e maximizando o tempo e a mão de obra. São passos gradativos que se adotados corretamente e de maneira persistente, podem revolucionar o ambiente de trabalho.
O aumento da concorrência e as novas adequações seja na organização do trabalho quanto na qualidade do produto, na ganho de tempo e no desperdício de material torna imprescindível o uso desse método japonês.
Através do 5s é possível que se desenvolva um planejamento dentro da empresa aumentando assim a produtividade, a segurança, melhorando o clima organizacional e dando mais motivação aos funcionários. Pode também servir de ponto de partida na adoção de programas mais complexos de organização e qualidade. O 5S é o primeiro passo numa grande e gradativa revolução do modo de produção e trabalho.
2. OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral
Estudar a aplicação e a funcionalidade do programa 5S.
2.2 Objetivos Específicos
Avaliar o comportamento estrutural que a organização possui no momento no qual o método 5S for implantado, tendo como base suas atividades perante falhas que podem determinar a durabilidade no segmento da empresa.
Apontar fatores que a tornará menos vulnerável, e com devidas precauções para o futuro empresarial
3. JUSTIFICATIVA
Muitas empresas ainda trabalham de maneira empírica, sem um senso de direção aceitável. No Brasil o número de acidentes de trabalho é alarmante, causando prejuízos não só a