Trabalho Taxa De Juros Enviar
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência).
2.1 Conceitos de Taxa de Juros
Essencialmente a taxa de juros resulta da necessidade de se remunerar os emprestadores pelo tempo no qual estarão diferindo o consumo a que tem direito, numa proporção tal que os satisfaça.
Irving Fisher (1930) define a taxa de juros como o prêmio percentual pago sobre um dinheiro, em determinada data, em termos de dinheiro que estará em mãos um ano depois. Teoricamente, claro, podemos substituir o dinheiro, nessa colocação, por qualquer outro bem. Mas na prática, somente dinheiro é negociado entre presente e futuro. Por isso, a taxa de juros é algumas vezes chamada de preço do dinheiro; e o mercado no qual o dinheiro presente e futuro são negociados por esse preço, ou prêmio, é chamado de mercado monetário.
2.2 Porque estudar Taxa de Juros?
“O juro tem um papel central na teoria do valor e dos preços e na teoria da distribuição. A teoria de juro é fundamental e indispensável na determinação do valor (ou preços) da riqueza, propriedade e serviços.”
Irving Fisher (1930, cap.XV)
A taxa de juros é uma variável que influencia tanto a demanda por moeda quanto investimento, quer seja pelo ângulo produtivo ou especulativo. O conhecimento da taxa de juros é de fundamental importância na formulação de políticas econômicas, na verificação de hipóteses de mercados eficientes, na elaboração de orçamento de capital, na determinação de