EDC
ATIVIDADE REFERENTE A FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes, Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR para a disciplina de Fundamentos da Educação Inclusiva sob a orientação da Professora Aparecida Helena F Hachimine
CURITIBA-2015
EDUCAÇÃO ESPECIAL A história da educação especial abordando as concepções da respeito das diferenças nos períodos históricos. Enfatiza os períodos da eliminação, das instituições e o período moderno, onde se busca os mecanismos para a integração e a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais. Apresenta algumas legislações que aparam a educação especial. Negligência/ Exclusão:Nessa fase as pessoas que nasciam com alguma deficiência eram abandonadas ou mortas, pois, não correspondiam aos padrões de beleza valorizadas pela sociedade greco-romana. Essa fase foi marcada pela exclusão total da pessoa com necessidades educacionais especiais do contato e da participação social.
Institucionalização: Curiosamente, neste período que se reconhece a existência da alma no deficiente, sendo prescrito ora a dádiva da caridade, ora o açoite, esses deficientes eram frequentemente vitimas de rituais de flagelação, tortura e crueldades da inquisição.
Neste sentindo, essas pessoas deixam de ser totalmente negligenciadas e passam a ser acolhidas em instituições caridade, onde o interesse maior estava na busca da salvação da pessoa que “acolhesse” o deficiente, com base no ato da caridade. E dessa época a origem da santa casa de misericórdia.