TRABALHO TALITA MARIA
Casos Clínicos sobre Afecções do RN
1. R.F.G, sexo masculino, 2 dias de vida, nasceu de 31 semanas, 1300g de peso. Hipotérmico (34°c), taquidispneico (70 irpm), taquicardico(190 bpm) em ar ambiente, cianótico. Ao exame físico: Couro cabeludo íntegro, fontanelas bregmática e lambdoide, abertas, normotensas e normoplanas. Face atípica, mucosa conjuntival hidratada, pavilhão auricular íntegro na altura dos olhos. Narinas pérvias e sem sujidades, septo centralizado e BAN. Cavidade oral íntegra, sem anormalidades, SOG em sinfonagem, em dieta zero. Tórax atípico, com retrações intercostais, demonstrando esforço respiratório. AC: Rítmo cardíaco Regular, Bulhas normofonéticas 2 tempos, com sopro. AP: Murmúrios vesiculares diminuídos e com gemido expiatório. MMSI íntegros. Com cateter epicutâneo (PICC) duplo lumén em veia basílica D1 fluindo HV e NPT. De acordo com o caso clínico acima, responda.
a) Baseando-se nos sinais e sintomas, qual a provável afecção R.F.G apresenta? Justifique sua resposta.
R: A provável afecção do RN é a Doença da Membrana Hialina; pois de acordo com os sinais e sintomas apresentados, pré-termo (31 semanas), baixo peso, hipotérmico, dispneico, taquicárdico, BAN, retrações intercostais, murmúrios vesiculares diminuídos, gemidos expiratórios, se correlacionam com a descrição da doença.
b) Quais os fatores predisponentes, encontrados em R.F.G, para essa afecção?
R: Pré-termo, baixo peso, hipotérmico
c) Trace um plano de cuidados para R.F.G, com diagnósticos de enfermagem, intervenções de enfermagem, resultados esperados e prescrição de enfermagem.
R: Diagnósticos:
1- Risco de desequilíbrio eletrolítico por causa de efeitos secundários relacionado a tratamento.
2- Troca de gases prejudicada definido por batimento de asa de nariz, cianose, taquicardia relacionada a desequilíbrio na relação ventilação –perfusão e mudanças na membrana alveolocapilar. Risco de volume de líquidos deficiente