BIOLOGIA
RELAÇÃO ENTRE GENOTIPO E FENOTIPO
É fácil ! Nos seres vivos mais desenvolvidos, cada célula somática ( qualquer célula do corpo, que não sejam as sexuais - como os óvulos e espermatozóides no nosso caso) tem um conjunto de cromossomos que foi herdado da parte materna e outro que foi herdado da parte paterna. Esses cromossomos levam as características que terá esse novo indivíduo. Por exemplo: se um homem de olhos negros se casa com uma mulher de olhos verdes, eles poderão ter filhos de olhos mais escuros ou mais claros. O que vai definir são os cromossomos.
As características que se manifestaram no indivíduo - por exemplo a cor verde dos olhos - é o seu Fenótipo. O fenótipo é o resultado dos produtos dos genes que se expressam .
Os genes do indivíduo, que possui as suas características, constitui o seu Genótipo. É aquilo que está guardado, é a informação que está ali mas não se manifestou ( ou até se manifestou ). Por exemplo: o indivíduo, que tem olhos negros ( seu fenótipo), poderá ter gens para olhos verde ( que não se manifestou e é recessivo) e para olhos negros ( que se manifestou e é dominante). Esse é o seu Genótipo, seu manual de instruções.
Genótipo são todos os traços que você herdou geneticamente dos pais ou antepassados: tamanho do nariz, formado do rosto, jeito da boca... Fenótipo é tudo por fora! Cor do cabelo, que você pode pintar, cor da pele, que você pode tomar sol, etc..
De acordo com Johannsen, o termo fenótipo serviria para atribuir características morfológicas, fisiológicas ou mesmo relacionadas ao comportamento do ser vivo estudado. Essa característica nem sempre seria visível e expressa externamente, podendo ser fatores como o tipo de sangue ou características bioquímicas próprias daquele indivíduo.
Exemplos comuns para se compreender o que seria o fenótipo são a cor de nossa pele e olhos, a textura de uma fruta, o tipo sanguíneo de uma pessoa, formato dos olhos, tipo de cabelo, etc.
Entretanto, o fenótipo não é uma