TRabalho Sustentabilidade
Segue abaixo algumas empresas que realizaram práticas de sustentabilidade e seus projetos.
A CPFL Serviços, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro e também responsável pela iluminação de diversas cidades no estado de São Paulo, realizou a instalação dos primeiros pontos de iluminação pública com tecnologia LED (da sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz) no município de Campinas. Foram instalados 63 pontos em dois quilômetros da rodovia que dá acesso ao aeroporto Internacional de Viracopos, um dos mais importantes terminais aéreos do estado de São Paulo. Esse investimento foi motivado pela economia no consumo de energia elétrica e redução dos custos de manutenção proporcionada pela tecnologia LED.
As lâmpadas LED são mais caras do que as unidades convencionais de vapor de sódio, usadas em pontos de iluminação pública. Já lâmpada LED tem durabilidade de 65 mil horas, contra 10 mil horas das lâmpadas convencionais.
Outro projeto interessante, da CPFL Energia, é a realização de estudos para desenvolvimento de sistemas de abastecimento de veículos elétricos na cidade de Campinas. O Programa de Mobilidade Elétrica tem o objetivo nos próximos cinco anos, de utilizar veículos elétricos em frotas empresariais, o programa prevê a instalação de 100 pontos de recarga de automóveis elétricos.
Além disso, A CPFL Energia está investindo R$ 13,8 milhões em um outro projeto no estado de São Paulo: a geração de energia limpa e renovável com a utilização de painéis solares fotovoltaicos. Aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, o projeto está em fase inicial e fará especificação para contratação de fornecedores.
Já a Caixa Econômica Federal, está investindo recursos para a