trabalho de sustentabilidade
Comunicação e Sustentabilidade
Bruno Brasil, João Victor Amaral, Pedro Henrique Tavares e Vitor Kenji
Rio de Janeiro 2013
1- FORMA
O Relatório de sustentabilidade do Banco Itaú não é um relatório de fácil acesso ao público, pois não se encontra nenhuma menção dele em seu site, www.itau.com.br. Quando digitamos na barra de busca do site sobre relatório de sustentabilidade não encontramos nada a respeito e quando digitamos apenas sustentabilidade aparece vários programas que o Itaú tem de projetos sociais dos mais variados, uns levando até o nome do Unibanco como o Instituto Unibanco.
Porém, quando procuramos em uma ferramenta de pesquisas online como o Google, por relatório de sustentabilidade e Itaú, ele nos indica o site www.itauunibanco.com.br, onde nele encontramos o relatório mais recente até os mais antigos.
É estranho pensar que uma informação como o relatório de sustentabilidade não se encontra no site principal do Banco e ainda mais, quando pesquisamos só apareça o que ele faz de social, isso passa a ideia que o Itaú quer fazer um greenwashing com o público e não mostrar o que ele realmente faz de sustentável. Ainda pode-se acrescentar que apesar do Itau “dispinibilizar” os relatórios antigos, quando os procuramos aparece que a pagina não foi encontrada, não dando acesso aos antigos. É claro que pode ser um problema no site, porém isso traz muitas dúvidas as partes interessadas que querem ver os seus relatórios, não só os atuais, mas os antigos também.
O relatório depois de encontrado é apresentado em duas versões, uma online e uma em pdf que esta disponível para ser baixada no site. Claramente o site é um meio mais dinâmico para se ver o relatório, torna a leitura do mesmo mais dinâmica e mais leve, ainda mais que nele consta alguns vídeos que explicam algumas coisas que a pessoa teria que ler no relatório.
O relatório na versão de pdf tem um “corpo” que esteticamente agradável, com