Trabalho sociologia
Ciências Políticas e Sociais
Engenharia Básica
2º Semestre
Professor: Marino
Texto 1 - Atraso Científico brasileiro.
É intrigante como um país tão populoso não conseguiu se desenvolver tanto na questão cientifica, talvez porque no Brasil as pesquisas já chegavam prontas, nós não tínhamos nem o trabalho de investir em uma pesquisa cientifica.
Pelo que eu entendi não se tinha como separar a ciência da sociedade, e o regime militar teve idéias ridículas de que os cientistas não deveriam se meter na política o que não haveria como já que a ciência está ligada a sociedade e a sociedade ligada à política, e que a ciência era algo desligado do mundo real, sendo que todos sabem que a ciência é à base de todos os outros conhecimentos. Ou seja, eles na verdade queriam que nós absorvêssemos os trabalhos feitos por outros, resumidamente nos preocupássemos com os por menores, e isso tudo resultou em um atraso científico o que torna o nosso país muito atrasado.
Texto 2 - O estudo Universitário ainda é um privilégio
O texto trata de como ainda existem privilégios em questão das universidades, é notável que algumas pessoas por status familiar por descenderem da burguesia possuem mais condições de entrarem em uma universidade. Porém o primeiro aspecto não é tão polêmico até porque todos têm a consciência desses privilégios e sabemos que apesar de muitos jovens esforçados não temos estruturas o suficiente para acabar com isso.
Apesar de todas essas questões o fato é que muitos jovens de diversas classes sociais já conseguem ingressar em uma universidade, mesmo com todos os privilégios da classe alta muitos jovens de classe baixa e média já conseguem ter a sua graduação concluída.
Porém o privilégio é algo que por um bom tempo ainda irá