Trabalho sociologia
Na pratica, a pobreza é associada à insuficiência de renda. Diz-se, portanto que um individuo ou uma família é pobre quando a soma de seus rendimentos não lhe permite satisfazer as necessidades básicas de alimentação,transporte, moradia, saúde e educação. Por sua vez exclusão social é interpretada de maneira mais ampla e abrange, além da renda, restrições a mobilidade social (intra e inter-gerações) derivadas de condições como raça, sexo,tipo de ocupação, condição socioeconômica, além de fatores culturais, institucionais e políticos. * Desemprego e economia informal
Tanto a economia quanto o trabalho informal são o conjunto de atividades não inclusas nos controles econômico-financeiros do governo. Não pagam impostos, não contribuem para a assistência social, etc.
A economia informal envolve trabalhadores sem carteira assinada como camelôs, ambulantes, catadores de papel. Esse tipo de atividade, embora tenha diminuído o desemprego no Brasil, é uma economia muito grande ainda.
O aumento da economia informal no Brasil vem sendo causado pelo avanço da política neoliberal que contribui para o aumento da desigualdade social, do desemprego e conseqüentemente para o aumento da pobreza. Essa situação coloca o individuo a margem da sociedade e o impulsiona a encontrar meios alternativos para garantir sua sobrevivência.
* Sociedade de consumo
O que caracteriza a sociedade de consumo a insaciabilidade dos consumidores e a constante mutabilidade de desejos. Um item do qual o consumidor sente desejo hoje, caso seja adquirido, induz o desejo a outro e assim infinitamente. A propensão a consumir. Mas aonde esta a origem desta insaciabilidade? Segundo estudos, estes desejos provem