Desenvolvendo estratégias argumentativas
• Argumento por comparação;
Argumento por Comparação baseia-se em fatores de semelhança ou analogia aplicáveis aos dados considerados para o assunto, esta relação presente no parágrafo abaixo.
“ Com uma carga tributária de dar inveja a governos socialistas, uma burocracia capaz de tirar do sério monges tibetanos e taxas de juros que assustariam até o Mike Tyson, o Brasil tem um longo histórico de repressão aos empreendedores.”
• Argumento por provas concretas;
Ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, à argumentação utilizada por Ricardo Amorim, esta presente no parágrafo abaixo.
“... metade das empresas montadas no País morria antes de completar seu segundo ano de vida...”, “... Nos últimos 12 meses, quase 80% dos 2,5 milhões de empregos criados no Brasil vieram delas. São principalmente elas que atendem os 55 milhões de brasileiros que emergiram das classes D e E nos últimos cinco anos...”, e “... Como conseqüência, a mortalidade de nossas empresas nos seus dois primeiros anos despencou para 22% e é hoje inferior à das dos EUA”.
• Alusão histórica.
Considerando que a alusão histórica é um tipo de comparação, a relação entre o jeitinho brasileiro e o perfil empreendedor, presente no 2º parágrafo, é observar as possíveis interfaces no contexto da atividade empreendedora no Brasil.
“Não que nós brasileiros tenhamos algum defeito de fabricação que nos impeça de empreender. Pelo contrário. O jeitinho brasileiro nada mais é do que uma mutação de empreendedorismo que não teve como aflorar.”
b) Qual a tese defendida pelo autor do texto 1?
Mesmo com a falta de apoio do governo brasileiro, o Economista Ricardo Amorim aponta o Brasil como a bola da vez o que deixa claro no 4º parágrafo “Com maior penetração nos principais focos