Seletiva e melhoria de vida dos catadores
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Ana Paula Santos Nascimento
Introdução ao Trabalho Científico
Salvador
2012
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Ana Paula Santos Nascimento
Introdução ao Trabalho Científico
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Introdução ao Trabalho Científico do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profº Antônio Gouveia e do(a) tutor(a) Profª Sonildes de Jesus Sousa.
Salvador
2012
Coleta Seletiva e melhoria de vida dos catadores
1. Apresentação
O tema abordado tem a finalidade de compreender e avaliar a questão sócio-ambiental dos catadores de materiais recicláveis, partindo do ponto de vista da atuação do profissional da assistência social, que tem a oportunidade de ser mediador, articulador e orientador deste processo de interação, demonstrando que o papel a ser desenvolvido por ele é de vital importância.
2. Problema
Quais fatores dificultam a atuação do assistente social sobre a implantação de um modelo participativo de coleta seletiva envolvendo os catadores e a população?
3. Objetivo
Propor a interação entre o assistente social, os catadores e a população através da organização de uma associação ou cooperativa; promover o diálogo entre as partes com a intenção de incentivar um modelo participativo para o trabalho da coleta seletiva.
4. Hipótese
A falta da organização social, a dificuldade de mobilização da população local e a carência de recursos financeiros para implantação de espaços para a seleção, triagem e o reaproveitamento são fatores concorrentes que implicam no desempenho da atuação do assistente social.
5. Justificativa
Hoje em dia existe uma preocupação com as questões sociais a nível mundial, visto que cada vez mais populações inteiras são afetadas por fome, desemprego, violência, problemas ambientais como o lixo, dentre outros. É nesse cenário que o assistente social passa a atuar