TRABALHO SOCIOLOGIA
Trabalho de Sociologia
Resenha de karl Marx
ID:309670 -Debora Priscila de Aguiar
ID:310805- Costa Dias Miguel
Introdução
A França desenvolveu seu pensamento social por influência da filosofia positivista. A Inglaterra, como potência emergente dos séculos XVII e XVIII, foi a sede do desenvolvimento industrial e da legitimação do pensamento burguês. Dois fatores ajudaram: a expansão marítima e o desenvolvimento industrial. Esses dois fatores obrigaram os pensadores a esforçarem-se a interpretar uma enorme diversidade social.
A expansão econômica alemã também se dá de maneira diferenciada e em época diferenciada. Era uma época de capitalismo concorrencial, no qual os países disputavam acirradamente os mercados mundiais.
Em comparação com as nações européias, a Alemanha se unificou e se organizou como Estado nacional tardiamente, fato que atrasou seu ingresso na corrida industrial e imperialista. Por tudo isso, o pensamento alemão, se volta para a diversidade, enquanto o francês e o inglês para a universalidade. do universo através do paradoxo das conseqüências transforma-se em razão técnica instrumental a serviço do capital, criando a burocracia que enquadrará o homem moderno.
A civilização moderna, também a fragmentação das várias áreas do conhecimento, na medida em que a religião não pode fornecer o sentido da vida do homem, que, abandonado pelas velhas certezas, é pedido por Weber a ser fiel a “vocação” da ciência, enquanto saber que legitima por si mesmo, já que a pesquisa científica não tem fim e a própria vida também.
Em Marx infra-estrutura é força produtiva e a relação social de produção; e superestrutura
são as ideologias políticas as concepções religiosas, códigos morais e estéticos,que não tem forma material. A superestrutura existe para legitimar a infra-estrutura. É possível ler em Marx que o surgimento das classes sociais se dá através do excedente de produção e o surgimento da propriedade privada dos meios de