TRABALHO SOCIEDADE DIREITOe Cidadania
Com base nos aspectos legais e culturais discutidos e analisados em seu módulo disserte sobre esta temática atual e perigosa que permeia a nossa sociedade.
R- É verdade que hoje não se vive necessariamente, igual ao trabalho escravo abolido pela Lei Áurea. O trabalho escravo do século XXI vem se mantendo de outra forma. O Fato é que, quase 126 anos depois da penada libertária ainda trava-se uma enorme luta contra a exploração do indivíduo sujeitado a condições similares aos escravos.Segundo a Organização Internacional do Trabalho, estima-se que no mundo haja ao menos 12 milhões de pessoas em situação de trabalho forçado. A realidade é que milhares de pessoas em todo Brasil estão sendo escravizadas neste momento
Atualmente, a forma mais encontrada de trabalho escravo no país é a “peonagem”, na qual a figura do “gato” ou “atravessador” alicia inúmeras pessoas para irem trabalhar longe de suas terras nativas anunciando uma perspectiva de novas e fartas vidas. Todo o sistema é baseado na força de trabalho dessas pessoas usadas para quitar uma dívida, iniciada já com a passagem de ida, que muito provavelmente nunca se pagará. Transporte, hospedagem, equipamentos de segurança, comida, bebidas alcoólicas, enfim, serviços comumente prestados também pelos empregadores não serão razoavelmente abatidos dos salários dos trabalhadores, gerando um saldo deficitário sempre crescente, logo, enraizando estes indivíduos à “terra de seus senhores”. Em outras palavras, o mecanismo de compensação faz com que o trabalhador, em verdade, nunca receba salário, e mais, a crescente dívida faz com que nunca consiga parar de trabalhar para seu patrão.O trabalho escravo resulta da soma do trabalho degradante com a privação de liberdade. Além de o trabalhador ficar atrelado a uma dívida, tem seus documentos retidos e, nas áreas rurais, normalmente fica em local geograficamente isolado. Nota-se que o conceito de trabalho escravo é universal e todo mundo sabe o que é escravidão.
. Vale