trabalho social
REDE SOCIAL
O ser humano desde sua criação tem a necessidade de se relacionar, essa relação ocorre de diversas formas, uma delas é a rede social. As redes sociais tem uma importante participação qualitativa na vida dos indivíduos. Permitindo trocas entre indivíduos dentro de um grupo, essas trocas, podem estar relacionadas ao compartilhamento de valores, interesses ou qualquer forma de troca simultânea entre os indivíduos.
Segundo Tomaél (apud MARTELETO, 2001. P. 72) As redes sociais, representam “[...] um conjunto de participantes autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”.
Tomaél (apud COSTA, 2003. P. 73) vai dizer que a rede “é uma forma de organização caracterizada fundamentalmente pela sua horizontalidade, isto é, pelo modo de inter-relacionar os elementos sem hierarquia”.
MIGRAÇÃO E IMIGRAÇÃO
CARLEIAL, Adélia. "Redes sociais entre imigrantes." Trabalho apresentado no XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, Caxambu, MG24 (2004).
Segundo Carleial (2004), “O processo migratório, de modo geral, envolve certas relações de interesse, entre aqueles que chegam e os outros residentes no lugar. Trata-se de redes de determinado tipo de sociabilidade, de reciprocidade, que resignificam as ações sociais, reterritorializam os grupos sociais, rearrajam as parcerias, na passagem ou permanência do imigrante no lugar de destino, integrando-o, adaptando-o ou re-definindo sua situação.”
Carleial (apud FAZITO, 2002), “As redes sociais na migração inseridas na produção econômica e vida social são estratégias de sobrevivência e de sustentabilidade dos envolvidos no processo migratório”.
O processo migratório e imigratório consiste na mudança de um individuo de sua terra originária, para residir, a outro estado ou país.
Esse processo