TRABALHO SOCIAL EM HOSPITAIS
O assistente social é responsável por atuar diretamente com a família dos pacientes. É um trabalho de acolhimento que faz toda diferença para quem está passando por momentos difíceis
A assistencia social atua em todas as áreas do Hospital: Pronto Atendimento, Centro de Terapia Intensiva, Assistência.
Além de prestar todo o apoio, a assistente social também trabalha conscientizando os pacientes e familiares sobre as rotinas e normas do Hospital.
Rotina de trabalho:
Sabemos que a doença desestrutura não só o físico, mas emocionalmente o paciente e sua família, portanto o Assistente social atua como elo entre estes e a instituição/equipe multidisciplinar e a comunidade.
O assistente social com suas habilidades técnicas incentiva-os a verbalizar dúvidas existentes junto aos profissionais que os assistem, a fim de detectar problemas ou dificuldades, visando atenuar, minimizar as intercorrências no decorrer do tratamento.
O objetivo principal desta rotina é contribuir para o bom atendimento aos doentes, fomentar a humanização dos serviços, promover a eficácia e qualidade e, reforçar a acessibilidade. Além de melhorar o canal de comunicação entre os setores, possibilitando “nivelar” as necessidades e expectativas dos pacientes e funcionários e, conseqüentemente, um trabalho mais articulado visando o melhor atendimento ao nosso paciente.
Missão
Prestar assistência social aos clientes externo e interno do hospital, em uma abordagem educativa, respeitando os princípios técnicos e éticos da profissão.
Visão
Ser referência, a nível de excelência, em Serviço Social, dentre as instituições de saúde.
O que é?
Serviço Social no campo da saúde caracteriza-se como um processo educativo que visa despertar no paciente a sua consciência crítica, incentivando a busca de alternativas de solução para o problema apresentado, num exercício de cidadania.
O que faz?
Atendimento a pacientes