Trabalho sobre o Álcool
Diante de todos os acontecimentos que ocorrem no nosso dia-a-dia, acidentes graves envolvendo diversas pessoas, toda a sociedade sabe que o principal fator que leva a essas tragédias é a bebida alcoólica.
Nos últimos anos, estamos presenciando inúmeros acidentes envolvendo pessoas alcoolizadas o que é extremamente preocupante. Mas mesmo assim, com o uso das novas leis (Lei Seca) e da tecnologia (Bafômetro), não impede que a sociedade deixe de beber quando vai dirigir.
Na verdade o principal objetivo deste trabalho não é falar do álcool e direção, mas sim levar o conhecimento mais amplo do problema que o álcool pode causar em nossa vida.
Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.
A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.
Segundo dados da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (ABEAD), no Brasil existem cerca de 19 milhões de alcoólatras. Acontecem, por ano, 32 mil mortes em decorrência do uso da bebida, 11 mil delas por cirrose. O álcool também está por trás de 60% das mortes no trânsito e 72% dos homicídios.
Álcool X Comportamento
Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem consome, além de ter potencial para desenvolver dependência. O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade. Por esses motivos ele é encarado de forma diferenciada, quando comparado com as demais drogas, sendo uma condição frequente, atingindo cerca de 5 a 10% da população adulta brasileira. O alcoolismo não difere