TRABALHO SOBRE O G S NATURAL
1) Como é formado o gás natural?
O gás natural é o resultado da decomposição de matéria orgânica, (fósseis de animais e plantas pré-históricas) que foi soterrada a grandes profundidades há milhões de anos, podendo ser associado ou não ao petróleo.
2) Qual a composição química do gás natural? Podem ser encontrados contaminantes nele?
A composição química do gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso, quando associado ao petróleo o que ocorre de modo mais frequente, há contaminantes nele sim, pois ele está misturado ao óleo e à água, mas esses três elementos são separados ainda na plataforma de perfuração do gás.
3) O gás natural é considerado menos poluente que outros combustíveis fósseis e também favorece a maior durabilidade dos equipamentos que o utiliza. A que se devem essas características?
A queima do gás natural é mais completa do que dos outros combustíveis emitindo menos poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar. Ele também conta com a vantagem de não ser corrosivo, o que reduz a frequência de manutenção do equipamento e aumenta a vida útil do motor.
4) Onde estão as maiores reservas no mundo e no Brasil? Demonstre valores.
A Rússia possui a maior reserva de gás natural do mundo. O país tem 47,578 trilhões de metros cúbicos do combustível em seu território, é como dizer que eles possuem 25% do total de gás natural existente no mundo. Em segundo lugar, está o Irã, que detém 15,57% do total de reservas de gás natural do mundo. As jazidas do país armazenam aproximadamente 29,6 trilhões de metros cúbicos do combustível. Qatar possui o terceiro lugar no ranking de maior reserva mundial, com jazidas que totalizam 25,47 trilhões de metros cúbicos do combustível, o que corresponde 13,39% das reservas mundiais.
O Brasil conta com um humilde 824.723