Trabalho sobre o filme A Ira de um Anjo
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS - FACIME
CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS - CCS
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL I
PROFESSORA:
PEERCE, L. A ira de um anjo. Direção: Larry Peerce. CBS, Television. EUA. 1992. 94 min. Disponível em: http://m.youtube.com/watch?v=onVu2qnlb_k.
FILME E DOCUMENTÁRIO “A IRA DE UM ANJO”
Baseado na história real de Beth Thomas, o filme retrata a história de uma criança de 7 anos de idade que foi negligenciada nas principais fases do seu desenvolvimento infantil e sofreu diversos tipos de abusos físicos e psicológicos, além de agressões e maus tratos. O filme também deixa implícito que Beth e seu irmão Jonathan, com seus nomes substituídos por Catharine e Erik, que passaram por outros lares adotivos tendo eles sido devolvidos por seus “pais anteriores”, não constituindo nenhum vínculo de afeto com as duas crianças. O documentário mostra várias partes das consultas de Beth com seu psiquiatra/psicólogo e retrata com fidelidade as falas das entrevistas realizadas pela própria criança.
O filme mostra a vida de Beth e do irmão, quando a menina já estava com 7 (sete) anos de idade e Jonathan, irmão mais novo, no qual já vinham do orfanato para serem adotadas pelo casal definitivo. Mostra um casal feliz, emocionalmente e psicologicamente equilibrados, com todos os requisitos necessários para uma adoção satisfatória. Devido a informações supridas pelas regras do orfanato, o casal não possui nenhum conhecimento sobre o passado das crianças e todo o repertório delas. Com o passar dos dias, os pais adotivos começam a perceber comportamentos inadequados de “Cath” com o irmão e no contexto familiar, hábitos e rotina. Começam uma série de acontecimentos trágicos como a morte de uns filhotes de passarinho, agressividades repentinas e conseguinte dissimulações de Cath, marcas de violência física em Jonathan, desaparecimento de objetos cortantes, dentre outros. Os