Trabalho sobre o filme "A Guerra do Fogo"
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, SAÚDE, EXATAS E JURÍDICAS DE TERESINA
CURSO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
RESUMO CRÍTICO: FILME “A GUERRA DO FOGO”
Grupo:
Jefferson Ribeiro dos Santos
Teresina, Setembro de 2013
TRABALHO SOBRE O FILME “A GUERRA DO FOGO”
Os grupos irão assistir o filme e elaborar um resumo crítico apontando os itens abaixo:
- Identificar o elemento mais valioso do filme
- Aponte como era a socialização dos primitivos
- Que descobertas tieram os primitivos no filme?
- Que detalhes a mais você identificou e que marcou o filme?
===================================================================
O fogo é o elemento central da história deste filme.
O filme retrata um período na pré-história e dois grupos de hominídeos. O primeiro, que quase não se diferencia dos macacos por não ter fala e se comunicar através de gestos e grunhidos, é pouco evoluído e acha que o fogo é algo sobrenatural. O outro grupo é mais evoluído e tem uma comunicação e hábitos mais complexos, como a habilidade de fazer o fogo.
Podemos ver explicito a sociabilidade dos primitivos: moravam em cavernas, e todas as atividades eram feitas em grupo como a alimentação. Não havendo comunicação entre eles e as relações sexuais são baseadas na força bruta sem qualquer sentimento afetivo. Tinham a técnica de como manter o fogo aceso, mas não de produzi-lo.
São mostrados no filme quatro diferentes grupos de hominídeos. A primeira tribo, composta de hominídeos mais primitivos, é surpreendida por um ataque para a obtenção do fogo de outra tribo, pouco evoluída e quase não se diferencia dos macacos devido aos seus corpos cobertos de pelos e por não possuir expressão de linguagem.
A 1ª tribo sai vencedora e os sobreviventes se reagrupam em uma ilha. Mas posteriormente, tem seu fogo apagado e com gestos se percebe a escolha de três membros do grupo