Trabalho sobre o filme Invictus
Título
Invictus (Original)
Ano produção
2009
Dirigido por
Clint Eastwood
Duração
133 minutos
Classificação
L - Livre para todos os públicos
Gênero
Biografia Drama Esporte História
Países de Origem
Estados Unidos da América
Resumo:
Mandela foi eleito em 1994, a Copa do Mundo de Rugby seria realizada no ano seguinte tendo como sede a África do Sul, assim Mandela viu uma chance de unir o país envolta de um esporte, mas o time que representava o país, o Springboks, era mal visto e mal quisto pela população negra, pois viam ali um símbolo da opressão e supremacia branca.
O Conselho Sul-Africano de Esportes já havia se decidido quanto a mudança de nome, símbolo e cores dos Springboks, porém Mandela impediu que a mudança fosse realizada, dizendo que fazer isso seria uma vingança desnecessária que faria com que a população branca, que era em grande parte apreciadora dos Springboks, se sentisse excluída e ameaçada na sociedade sul-africana.
Depois disso o presidente se encontra com o capitão dos Springboks, François Pienaar, para discutir a possibilidade de criar um time vencedor que pudesse unir e inspirar a população. Ao começar os treinos o time se abre mais para interação com os seus torcedores, mas não é até as primeiras vitórias que a população negra se torna mais envolvida e interessada no time.
Os Springboks enfrentam os All Blacks, um dos times mais fortes – e agressivos – do mundo, na final. Antes do jogo Mandela leva o time e seus convidados para uma visita à Ilha Robben onde o presidente ficou preso por 18 anos, lá François se sente motivado a ganhar e tenta passar esse sentimento para todos os outros jogadores. Por fim eles ganham o jogo e nos são apresentadas imagens das pessoas de diferentes raças comemorando, pois quem venceu enfim foi a população.
Comentário:
A decisão de Mandela foi de muita coragem, pois o país que tinha nas mãos sofreu muito com o Apartheid, sem dúvidas o fato de ele ser parte da população negra ajudou a acalmar os ânimos.