Trabalho sobre o documentário: “Justiça Brasileira”, de Maria Augusta Ramos.
Curso de Direito / Matéria: Direitos Humanos
Trabalho sobre o documentário: “Justiça Brasileira”, de Maria Augusta Ramos.
Integrantes:
Os direitos humanos são direitos que todos os humanos, independentemente de onde esteja uma pessoa esteja, ela tem acesso a esses direitos. Alguns direitos humanos previstos na constituição federal brasileira é o de que ninguém será submetido a tratamento desumano ou degradante, que é assegurado ao preso o respeito a integridade física e moral, que ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.
Pôde ser observado após uma análise de todos os casos mostrados pelo documentário “Justiça”, criado por Maria Augusta Ramos, o descaso do judiciário para com os presos.
Presenciamos, no primeiro caso mostrado, o de um cadeirante que fora preso após ser detido numa tentativa de fuga em uma confusão criada por ladrões que roubaram uma casa. O preso foi acusado de roubo, sendo que já era cadeirante na época do incidente, sendo completamente impossível que este viesse a pular um muro devido às suas incapacidades de realizar tal ato.
Após dar seu depoimento ao juiz, ele fez um pedido para que ele fosse para o hospital para ter acesso à certos cuidados especiais, pois, devido aos seus impedimentos físicos, estava tendo dificuldades em certas coisas como fazer o uso do banheiro, já que para evacuar ele tinha que ficar se arrastando pelo chão e para tomar banho.
A juíza respondeu com certo descaso, afirmando que esse não era um caso para um juiz resolver e sim um procedimento médico, dizendo que a defensora pública ia avaliar a situação e fazer os pedidos que tivessem que ser feitos, para, assim que analisados, serem aprovados. Visto que, em nenhum momento, o juiz se mostrou interessado em resolver, de fato, o problema.
Outro caso mostrado no documentário é o de um garoto que foi visitar sua irmã em uma favela, estava soltando pipa e a polícia