Ficha técnica justiça
Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais
FAJS Curso de DIREITO - CD
Documentário: Justiça de Maria Augusta de Ramos
1. Aspectos gerais
A longa metragem foi lançada em 2004. É um documentário que mostra o funcionamento da Justiça Criminal Brasileira, em especial da primeira instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Direção e roteiro de Maria Augusta Ramos. Produção de Luís Vidal, Niek Koppen, Jan de Ruiter e Renée Van der Grinten. Fotografia por Flávio Zangrandi. Desenho e Produção: Martha Ferraris. Edição feita por Virgínia Flores, Maria Augusta de Ramos e Joana Collier.
Brasil: Videolar, 2004, DVD duplo (com duração de 117 min).
2. Breve sumário comentado
O tema central do documentário é demonstrar a funcionalidade da justiça penal brasileira, e como ela vem sendo praticada em várias maneiras errôneas para com o ser humano. A diretora do documentário pretendia evidenciar que a cada vez mais o regime penitenciário, ao invés de educar que tal ato foi uma má conduta, ou de realmente incriminar o verdadeiro culpado, vem apenas aplicando a lei de forma taxativa, sem análise profunda destas condutas presentes nestas situações. Que assim, só os torna algo rotineiro, que é feito, porque a lei assim explicita, sendo julgado com frivolidade ao texto penal.
3. Análise do Filme
3.1. Introdução
O filme de Maria de Augusta de Ramos é interessante no ponto de vista de revelar a realidade da Justiça Criminal brasileira, que muitos acreditam que seja como nos filmes americanos, e não sabendo então, a diferença do nosso sistema operacional para com os Estados Unidos. E que no nosso, há uma fixação em erradicar a criminalidade, mas que por tal fato só aumenta, por haver uma crendice de que a solução é o encarceramento. Que não só resolve como piora aquilo que já está ruim.
3.2. Comentários Gerais
O enfoque do filme se limita a alguns casos em especiais, onde mostra a diferença de cada acusado,