Trabalho sobre a SIG
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
O QUE É SIG E QUAL A IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA
Existem diversas definições para explicar o que é um SIG, mas o que melhor se encaixa nos padrões da administração de empresas é o seguinte: “ SIG é um processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa.”
O Sistema de Informações Gerenciais, é um método que torna disponível para a administração da empresas informações essenciais para o processo de tomada de decisão e dar maior suporte para que as funções de planejamento, controle e operação da organização possam ser executadas eficazmente, fornecendo informações sobre o passado, o presente e o futuro projetado sobre os efeitos relevantes dentro e fora da organização.
Para entender melhor o funcionamento de um SIG, primeiramente é necessário compreender alguns de seus conceitos básicos: Ambiente: também chamado de meio externo, é onde a empresa está inserida; Sistema: é o que está sendo estudado ou considerado;
Subsistema: são as partes identificadas de forma estruturada, que integram o sistema;
Ecossistema: é o todo, onde o sistema é o subsistema dele. Sistema: é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam uma determinada função.
Mesmo sem ser reconhecido como tal, a maioria das empresas sempre tiveram algum tipo de SIG, onde no passado esses sistemas eram muito informais em sua montagem e utilização. Só após a invenção dos computadores, com sua capacidade de processar e condensar quantidade de dados, o projeto do sistema de informação gerencial se tornou um processo formal e um campo de estudo.
PED ou CPD (Centro de Processamento de Dados): Quando computadores começam a ser introduzido nas organizações, foram usados principalmente para processar dados para algumas poucas funções da organização – usualmente contabilidade e faturamento.